Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Partilhe esta Página

Tipos de Tecidos para Sofá
Tipos de Tecidos para Sofá

É importante saber quais as características dos tecidos para sofá na hora da compra. Assim o sofá se encaixa melhor a cada situação, valorizando e preservando o móvel por mais tempo. 

Tecidos para sofá

Veja alguns exemplos de tecidos para sofá, com as principais características de cada um:

  • Suedes e Ultra Suedes

O tecido Suede é bem comum nos sofás atuais, principalmente pelo seu baixo custo e conforto. Ele é feito de poliéster, e sua textura é macia e aveludada. A variedade de cores e estampas é bem grande, e sua durabilidade também.

tecidos para sofá - suede

A única desvantagem é que o Suede é um material bem absorvente, portanto podem ser difíceis de limpar. Para evitar esse problema, o ideal é impermeabilizar o tecido.

  • Couro sintético

A principal vantagem do couro sintético é sua impermeabilidade e facilidade de limpeza. Embora não seja totalmente impermeável, ele absorve os líquidos menos rapidamente do que os outros tecidos.

tecidos para sofá - couro sintético

O que varia de um tecido sintético para o outro é a sua maleabilidade, a durabilidade, o conforto térmico e a textura, que pode ser mais ou menos agradável ao toque. Esses fatores variam de acordo com o tipo de tecido e também de acordo com a marca. Atualmente, embora continuem existindo algumas opções de couro sintético bem simples, existem também alternativas bem resistentes e confortáveis. O preço pode variar bastante entre os vários tipos de couro sintético disponíveis.

Alguns tipos de tecido sintético que imitam couro são o PU, o Corino e o Courvin. O couro náutico e o Corano são tipos e marcas de Corino, e o Kouríssimo é uma marca de Courvin.

  • Sarjas e lonas de algodão

A sarja e a lona são opções de valor acessível a intermediário, e são bastante resistentes. São tecidos relativamente confortáveis, com sensação térmica agradável mas com uma textura que pode ser um pouco áspera. A sarja e a lona são materiais permeáveis, portanto absorvem sujeira e mancham com facilidade.

tecidos para sofá - lonaImagem: Armazém Paludetto

Um tipo de sarja bastante usado em estofados é a sarja peletizada, na opção pré-encolhida. Para evitar manchas, qualquer líquido deve ser retirado com um pano seco logo ao cair no sofá. E a limpeza pode ser feita com um aspirador de pó.

  • Tecidos impermeáveis

Tecidos impermeáveis são os mais indicados para áreas externas ou para quem tem cães ou gatos em casa. Por impedirem que a água e a sujeira penetrem no tecido, eles são fáceis de limpar, muito resistentes e não mancham com facilidade.

tecido impermeável para sofáImagem: Karsten – Acquablock

A linha “Acquablock”, da Karsten, é uma das mais conhecidas de tecidos impermeáveis. Sua trama de poliéster com algodão não enrosca nas unhas dos bichinhos, tornando o tecido ainda mais resistente. O couro náutico, que é um tipo de couro sintético, é também um tecido impermeável. Ambos podem então ser usados em móveis ao redor da piscina ou então em móveis que sejam bastante usados por amigos de quatro patas.

  • Chenile

O chenile é composto por algodão, seda e lã, e tem visual característico, normalmente cheio de linhas ou quadriculado. É um pouco menos acessível do que os suedes, que têm textura parecida, porém sem as linhas marcadas no tecido.

tecidos para sofá - chenile

Ele tem textura confortável e aveludada, mas absorve bastante sujeira, por ser um material bastante permeável. E por ter matérias-primas de origem animal, como a lã e a seda, não serve para quem quiser evitar esse tipo de exploração.

  • Linho sintético

O linho sintético, feito à base de poliéster e algodão, é considerado uma opção resistente e de fácil manutenção.

tecidos para sofá - linho sintéticoImagem: Armazém Paludetto

Embora não seja totalmente impermeável, ele absorve menos sujeira e umidade do que tecidos como o suede, o chenile e a sarja, e pode ser limpo facilmente, apenas com um pano úmido.

 

*Crédito - dicasdearquitetura

topo